PLANO DE ATIVIDADES DA LIGA DOS AMIGOS DO HOSPITAL DE SANTO ANTÓNIO – CENTRO HOSPITALAR E UNIVERSITÁRIO DO PORTO 2019

 

Introdução

No ano de 2019 manteremos e ampliaremos a nossa atividade de humanização hospitalar que é a principal missão da LAHSA: uma instituição de grande prestígio e com uma história de mais de 40 anos.

 

PLANO PROPOSTO

Área do Voluntariado

O voluntariado constitui o núcleo de maior atividade da Liga .Tem uma coordenação própria centralizada que orienta e organiza a sua atividade.
O núcleo do voluntariado manterá a sua ação humanitária em 2019. Regularmente cada 2 semanas reunirá para discussão de aspetos organizativos.
Dinamizaremos reuniões de trabalho com os diferentes serviços e respetivos coordenadores ou responsáveis.
Manteremos o serviço de cabeleireiro, manicura e pédicure.
Consolidaremos em 2019 a ação do voluntariado em todos os seus atributos humanitários.
Estaremos disponíveis para a abertura de outras áreas de cooperação.
Intensificaremos o relacionamento entre associações de voluntariado, e participaremos em congressos e outras ações formativas, Estimularemos o apoio e acompanhamento social aos voluntários.
Participaremos em atividades que divulguem e prestigiem o voluntariado da LAHSA.

 

Parceria com o Dr. Salvador Guedes. Todos contra ELA

Manteremos e reforçaremos a parceria com o Dr. Salvador Guedes no projeto “todos contra ELA”. Esta parceria manterá uma colaboração dentro das possibilidades e objetivos da Liga.

 

Redes Sociais.

Dinamizaremos e manteremos a nossa presença nas redes sociais nomeadamente no facebook.
O sítio (SITE) da LAHSA está ativo. Procederemos a atualizações periódicas que se achem necessárias.
Iremos criar uma newsletter.

 

Angariação de Fundos

Organizaremos iniciativas para angariação de fundos nomeadamente o peditório na cidade a realizar em Maio e venda de Natal, a efetuar na primeira semana de Dezembro no Salão Nobre do Hospital. São das mais relevantes iniciativas que além de promoverem a imagem da nossa instituição são habitualmente uma importante ajuda financeira. Promoveremos contactos institucionais com Mecenas e estimularemos a adesão de sócios beneméritos assim como a de novos sócios regulares.
Promoveremos eventos de beneficência.
Manteremos a “Loginha”como parte integrante de angariação de fundos da Liga.

 

Actividades Sociais

Serão homenageados os voluntários como habitualmente no mês de Maio. É um momento de grande significado em que se reconhece o mérito e a excelência dos nossos voluntários.

Comemoraremos o Dia Mundial do Doente (em que se distribui uma flor branca a cada doente), o Dia do Voluntariado do Hospital, a Festa de Natal para os Doentes com distribuição de prendas aos que estão internados. O Convívio de Natal com todas/os as/os Voluntárias/os é habitualmente um evento de grande importância no “team building” da instituição. Estaremos também presentes no já tradicional “passeio dos voluntários.

 

Formação

Em janeiro organizaremos como habitualmente o Curso de Formação de uma semana para os novos Candidatos. A importância de transmissão de experiencias, regras de conduta e outros aspetos práticos relacionados com o voluntariado em Saúde são apresentados aos novos candidatos a “voluntários”. Essa experiencia é transmitida pelas Coordenadoras, Responsáveis, Voluntárias e Membros da Direção, além da de outros convidados que a Direção entenda serem relevantes.
Ao Hospital competirá, de acordo com o seu plano de acreditação realizar um curso de formação acerca do risco, Saúde, Higiene e Segurança no Hospital para o qual elaborará temas, datas e horários.
Promoveremos outras ações de formação, importantes para a qualidade dos nossos serviços de voluntariado.
Manteremos a colaboração com o ensino pré graduado do Hospital de S. João e do CHP.Hospital de Santo António e com a CASO, Instituição da Universidade Católica, que promove o voluntariado entre os seus alunos.

 

Obras na secretaria da LAHSA no CICAP

Tentaremos uma vez mais motivar a direção do hospital para iniciar obras de restauro da secretaria no CICAP.

 

Informação da secretaria

Iniciamos em 2018 a informatização dos serviços da secretaria. Consolidaremos e ampliaremos em 2019 este processo.

 

Direção

Contamos com o apoio dos elementos dos corpos gerentes para reforçar e ampliar os objetivos da Liga para 2019.
Aos nossos amigos, sócios e beneméritos contamos como habitualmente com o apoio e angariação de verbas necessárias para as atividades diárias da Liga.
Estaremos empenhados na sustentabilidade económica e financeira da Liga com uma gestão de proximidade.
Os órgãos diretivos estarão representados como já é habitual em reuniões e eventos promovidos por outras Ligas, IPSS, ou noutros encontros relacionados como voluntariado em saúde.
Continuaremos a colaborar em 2019 no sentido de reforçar as nossas relações na Instituição e com a Administração do Hospital.
Aos voluntários, coordenação e direção da Liga agradecemos o empenho que tem permitido que a nossa missão de humanismo hospitalar se tenha mantido em padrões de qualidade reconhecida por todos os que nos apoiam e os que de nós tanto necessitam.

 

Apresentado pela Direcção à Assembleia G<span”>eral Ordinária de 19 de Novembro de 2018

Porto e LAHSA 4/11/2018

 

A Direcção da Liga dos Amigos do HGSA