2018

Introdução

A principal missão estatutária da LAHSA é a humanização hospitalar – No ano de 2018 manteremos e ampliaremos a nossa actividade.

PLANO PROPOSTO

1.O Voluntariado

O Voluntariado é o núcleo principal da actividade da LAHSA.O Voluntariado cumpre o regulamento interno e é orientado e formado por uma coordenação central que se esforça pelo cumprimento dos objectivos propostos. No ano de 2018 consolidaremos a acção do voluntariado.

A melhoria continua das actividades do voluntariado é um requisito que iremos reforçar em 2018.

Espera-se um aumento do número de Serviços onde se ajuda na alimentação dos doentes internados, se distribuem pequenos-almoços, nas consultas externas.

Manteremos o serviço de cabeleireiro, manicura e pédicure, tão útil a muitas doentes. As actividades da Lojinha e da Alimentação Entérica serão reforçadas.

Provavelmente seremos chamados a intervir noutras áreas do CHP.

O Plano actual inclui também a intensificação e o relacionamento entre associações de voluntariado, procurando maximizar conhecimentos e participar em congressos e beneficiar de iniciativas formativas.

Tentaremos, mais uma vez, melhorar a afirmação da LAHSA no Hospital, que se manifestará em novos pedidos de apoio humanitário a diversos Serviços, que actualmente parecem vir a exigir mais esforço da parte de todos.

2 Cado. O centro de apoio aos doentes oncológicos tem tido o apoio da Liga e manteremos essa colaboração em 2018

5.Parceria com o Dr. Salvador Guedes. Todos contra ELA

Em 2017 a LAHSA e a organização liderada pelo Dr. Salvador Guedes de apoio aos doentes com Esclerose Lateral Amiotrófica iniciaram um processo de colaboração: Neste processo está envolvida o Serviço de Neurologia que dá o apoio estratégico aos doentes: Manteremos em 2018 esta colaboração-

  1. Redes Sociais.

Manteremos a nossa presença nas redes sociais nomeadamente no facebook.

O sitio (SITE) da LAHSA está em reestruturação e o ano de 2018 será o momento da sua global aplicação.

4 – Angariação de Fundos

Várias serão as iniciativas para angariação de fundos Através do habitual peditório na cidade – a realizar em Maio – e da venda de Natal, a efectuar na primeira semana de Dezembro no Salão Nobre do Hospital. São duas actividades importantes, tanto sobe o ponto de vista financeiro como do ponto de vista de projecção da LIGA na Cidade e no Hospital. Promoveremos contactos institucionais com Mecenas e estimularemos a adesão de sócios beneméritos assim como a de novos sócios regulares. Como habitualmente promoveremos acções culturais e Festas de Beneficência,

Organizaremos um jantar de beneficência no Casino de Espinho

6 – Actividades Festivas

Em Maio como é habitual serão homenageados os voluntários

A Comemoração do Dia Mundial do Doente (em que se distribui uma flor branca a cada doente), do Dia do Voluntariado do Hospital, e a colaboração na Festa de Natal para os Doentes com distribuição de prendas aos que

estão internados, o Convívio de Natal com todas/os as/os Voluntárias/os, são já actividades que vêm fazendo parte das actividades normais da Liga. Estaremos presentes no já tradicional “passeio dos voluntários”

7 – Formação

É já habitual o Curso de Formação de uma semana para os novos Candidatos em Janeiro, em que é sempre importante a transmissão da experiência das Coordenadoras, das Responsáveis, de Voluntárias e de Membros da Direcção, além da de outros convidados que a Direcção entende serem úteis.

Ao Hospital competirá, de acordo com o seu plano de acreditação realizar um curso de formação acerca do risco, Saúde, Higiene e Segurança no Hospital para o qual elaborará temas, datas e horários.

Promoveremos outras acções de formação, essenciais para a qualidade dos nossos serviços de voluntariado.

A Liga e o Departamento de ensino pré-graduado (Dir. Prof Doutora Idalina Beirão) iniciarão em 2018 um projecto de formação em voluntariado Hospitalar para os alunos do curso de Medicina do ICBAS.

Manteremos a colaboração com o ensino pré graduado do Hospital de S. João.

8-Obras na secretaria da LAHSA no CICAP

As condições de trabalho na secretaria no CICAP têm se detiorado progressivamente devido à humidade e envelhecimento das instalações. Estão previstas obras de recuperação e manutenção das instalações para 2018.

9 – Direcção

Sabemos que podemos contar com o apoio dos elementos dos corpos gerentes da Instituição e da confiança de tantos amigos que nos ajudam na angariação das verbas necessárias para as actividades que nos propomos executar: Também como já referimos em anos anteriores compete também aos órgãos directivos a representatividade da Liga em acontecimentos, de outras Ligas, de outras IPSS ou de outras actividades relacionadas com o Voluntariado, de modo a que esta Liga esteja sempre presente e activa.

Da Administração e Direção do Hospital, temos tipo um apoio incondicional que muito agradecemos. Continuaremos a colaborar em 2018 no sentido de reforçar as nossas relações na Instituição.

Aos voluntários e coordenação agradecemos o grande empenho que tem permitido que a nossa nobre missão de humanismo hospitalar se tenha mantido em padrões de excelência. Contamos com todos neste espirito de dedicação para os desafios de 2018.

Porto e Liga dos Amigos do Hospital de Santo António, 10 de Novembro de 2017

 

A Direcção da Liga dos Amigos do HGSA